saiba mais!
Agenda    Fotos    Arquivo Notícias    Contato
 
contato
Colunas
 


Variedades
Laís Benvegnú

Fatores que comprometem o peso

Lutar contra o excesso de peso é sempre muito difícil e exige dedicação. A força de vontade nem sempre é suficiente para garantir bons resultados, outros fatores, como a carga genética, por exemplo, são preditores na redução e manutenção de peso. Abaixo, serão descritos alguns fatores interferentes e como eles manipulam nosso organismo quando o assunto é manutenção de um peso saudável.
Genética: De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, os genes de um indivíduo exercem uma influência de 40% a 70% sobre o peso. Por isso algumas pessoas seguem dietas rigorosas e se exercitam regularmente, mas têm dificuldades para perder peso, enquanto outras, que se alimentam mal e são sedentárias, continuam magras. É uma loteria. Os genes estão envolvidos na regulação do peso e, se você tem uma falha em alguns genes, isso pode ser suficiente para estimular a obesidade. Apesar de não haver solução para a falha genética, saber desta informação poderá ajudar o indivíduo administrar melhor sua alimentação e rotina de exercícios.
Hormônios reguladores da fome: Além dos genes, outro fator que controla o apetite são os hormônios, cuja produção pode ser afetada por diversos agentes. Tanto se enfatiza este efeito, que alguns dos tratamentos utilizados em casos extremos de obesidade têm sua eficácia associada ao controle desses hormônios, como é o caso da cirurgia bariátrica, que não apenas reduz o tamanho do estômago do paciente, mas aumenta a produção dos hormônios da saciedade e reduz a de hormônios causadores da fome. No entanto, por ser uma operação arriscada, ela é recomendada apenas para casos graves de obesidade, após avaliação nutricional e médica.
Rotina alimentar: Quanto mais tarde uma pessoa come, maior é a probabilidade de que haja ganho de peso. Isto é resultado do nosso relógio biológico. O corpo humano está programado de forma que manejamos com maior eficiência as calorias durante o dia, quando há luz, do que à noite, quando está escuro. Durante a noite, existe, de fato, maior dificuldade para digerir gorduras e açúcares. Estudos apontam que o aumento nos níveis de obesidade no Reino Unido está relacionado a mudança na hora do jantar: na última década, a média do horário passou das 17h para às 20h. Por isso, jantar mais cedo pode ajudar na luta contra o peso.
Microbiota: É o conjunto de bactérias, fungos e vírus presentes em nosso organismo. Alguns desses micro-organismos exercem papeis importantes na vida e na saúde dos indivíduos, especialmente no peso, já que a maior parte deles está localizada no sistema digestivo. Quanto maior a diversidade de micro-organismos, mais magra é a pessoa. Se você tem sobrepeso, seus micróbios não são tão diversos como deveriam ser. A diversidade de micro-organismos no corpo humano pode ser afetada por diversas fatores: o tipo de parto, os antibióticos usados durante a vida e o meio ambiente, mas a maior parte vem – e se prolifera – pela alimentação. Uma dieta rica em fibras, por exemplo, ajuda a flora intestinal a se desenvolver de maneira saudável. Toda vez que você come, alimenta cem bilhões de micróbios, portanto, faça boas escolhas.
Efeito visual: Eliminar as tentações visuais é um caminho para cortar calorias. A estratégia é não ter alimentos pouco saudáveis em casa, no ambiente de trabalho ou na bolsa. Frutas e alimentos leves são os itens recomendados para se ter por perto quando a fome bate. As pessoas têm tendência a comer sem pensar, por isso, é aconselhável evitar o hábito de comer alimentos pouco saudáveis, evitar esconder comidas gordurosas e doces na bolsa (ou na gaveta) e ser mais cuidadoso com o tamanho e a variação do prato na hora de comer.
O entendimento e as ações para modificar os fatores indicados podem auxiliar significativamente no tratamento do excesso de peso. Procure um profissional nutricionista para auxiliar na organização destas tarefas e tornar sua vida mais saudável e seu corpo no peso certo.


Laís Benvegnú Nutricionista - CRN2 10343 Clinica Multidisciplinar Psicomed Fone: (54) 344

Geral
Maéle Patuzzi

MAU HÁLITO
O mau hálito, também conhecido como halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, doenças periodontais, infecções que ocorrem na boca, pelo tabagismo e o consumo de álcool, ou pelo consumo de alimentos muito condimentados, por exemplo. Outras causas incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal.
Algumas pessoas se preocupam muito com o hálito, embora não apresentem halitose, enquanto outras possuem mau hálito e não se dão conta. As causas podem incluir má higiene bucal, placa bacteriana (biofilme dental), restos de alimentos e doenças periodontais. Uma vez que é difícil avaliar se você tem ou não halitose, pergunte para um parente ou tente sentir o seu hálito colocando a sua mão sobre o nariz e boca e respire. Caso você tenha mau hálito, consulte um dentista, pois ele saberá como te ajudar.
A maioria dos casos de mau hálito se inicia na boca, e há muitas causas possíveis, que incluem: determinados alimentos que você ingere (alho e cebola, principalmente), álcool ou cigarro, má higiene bucal, doença periodontal, diabetes, boca seca, infecções do seio maxilar ou garganta, infecções pulmonares, insuficiência renal/hepática e problemas gastrointestinais.
Determinar a causa do mau hálito pode ser difícil sem a ajuda de um dentista, já que existem inúmeras possibilidades para a causa. Portanto marque uma consulta com o seu dentista, que é o profissional pode te fornecer um diagnóstico e encaminhá-lo ao médico da família ou outro profissional de saúde, caso seja necessário.
No geral, a melhor forma de prevenir o mau hálito é escovar os dentes, usar o fio dental todos os dias e usar um enxaguante bucal como complemento. Porém, também existem outras técnicas para melhorar o seu hálito, que podem ser discutidas com seu dentista.
Tenha sempre bons hábitos de higiene bucal. Escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental diariamente ajuda a controlar a placa (biofilme dental) e escovar a língua ajuda a remover as bactérias causadoras de mau-hálito. O fio dental é importante, pois mantém os espaços entre os seus dentes limpos. Visitar regularmente um dentista pelo menos 2 vezes por ano para um check-up e limpeza profissional também é muito importante.


Maéle Patuzzi Cirurgiã-Dentista Especialista em Implantodontia

Esporte
Marco Aurélio Fasolo Pinto

FÁBIO ANDRÉ KOFF: todo mundo sabe que a história do Grêmio para além do Mampituba, se confunde com a história do Dr. Koff. Ele foi o maior presidente do Grêmio. Trabalhou nos principais títulos do tricolor. Levou o Grêmio ao momento máximo de um clube de futebol: ser Campeão do Mundo. Após vencer tudo o que foi possível na época, década de 80, retorna ao clube para novamente erguer troféus na década de 90. Neste período o grêmio enfrentava o alto poder financeiro da Parmalat e novamente Koff conquistava títulos.
Com certeza foi o maior estadista esportivo deste país. Transformou o módico campeonato Brasileiro no maior produto esportivo do Brasil, organizando contratos de televisionamento antes nunca vistos. A frente do Clube dos Treze, tendo por vice dirigentes do coirmão Internacional, fazia sentar na mesma mesa presidentes de Flamengo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético, todos irmanados em busca de melhores contratos televisivos. Koff era um visionário. Mas nesta semana, o Presidente nos deixou... Todo mundo que goste minimamente de Futebol está triste, diria que arrasado. Nosso consolo é que os bons são eternos e ele deve estar neste momento em algum lugar do céu, conversando com Fernandão; deve estar se deliciando vendo Dener dar suas arrancadas; Garrincha driblando... muito provavelmente, deve estar discutindo futebol com João Saldanha, escutando o mestre Telê, entre outros... Costumo brincar que de vez em quando o Pai dos céus chama um dos bons para dar uma animada nas coisas. Desta vez foi o Dr. Fábio... Vá em paz Presidente e obrigado por tudo o que o senhor fez pelo futebol.
GRENAL: o Tricolor vive dois momentos distintos, em campo encanta o Brasil com seu jogo ofensivo e controle de bola, fora dele vive a pior semana de sua história com a perda de seu líder máximo. No campo de jogo Renato tem quase todo seu time a disposição, exceção de Ramiro, que muito provavelmente será substituído por Alisson. Lembrando que Alisson e Everton poderão trocar de lado com muito mais desenvoltura do que com Ramiro. Se por um lado o Grêmio perde em marcação, do outro ganha em vitória pessoal e velocidade de execução. Renato aposta no seu coletivo e faz o simples.
Pelo lado Colorado, com os desfalques de Edenilson e Pottker, Odair deverá compor o ataque com Luca, que vem dando boa resposta e provavelmente com a improvisação de Zeca no lugar de Edenilson. Zeca é uma grande incógnita, faz meses que não joga, nem estreou ainda. A falta de ritmo de jogo além do fato de estar fora de posição, poderá decretar o final da era Odair Hellmann no comando do Internacional. A pressão do torcedor está muito grande e se o insucesso Colorado for vexatório, muito provavelmente sua cabeça será entregue numa bandeja. Espero que a Direção de futebol tenha hombridade e saia junto com seu treinador, afinal a falha de Odair será a derrocada de um modelo de pensar Futebol...
Por outro lado, parabéns à Direção Colorada por decretar luto oficial pelo passamento do Presidente Tricolor. São nestes momentos que minha fé nos homens é renovada...
Nestes momentos extremos espero que o torcedor mantenha a calma e que a violência fique de fora do estádio.
Boa semana, bom Grenal e Saudações Esportivas!!!




OS GRENAIS, CAPÍTULOS FINAIS...

Algumas considerações gerais sobre os Grenais, na ARENA e no BEIRA-RIO: foram dois grandes jogos, com muita movimentação, gols, opções táticas diversas e como sempre muita disputa. Sempre invejei os clássicos nos outros estados, pois sempre teve muitos gols e futebol bem jogado; ao contrário dos Grenais que se caracterizam por jogos truncados, disputados, mas feios tecnicamente...
O GRENAL DA ARENA: esse jogo tinha a característica de não ser decisivo. Pelo lado Gremista, a equipe teria que ganhar o jogo por um placar o mais elástico possível e sem tomar gols... Pelo lado Colorado, era interessante que na medida do possível não tomasse gols e o ideal que fizesse algum... Pois bem a vitória Tricolor foi de uma grandeza, três gols, muita movimentação, com direito a OLÉ nas arquibancadas... Pelo lado Colorado, ficou a sensação que a equipe era muito ruim, que nada funcionava e seu Treinador era muito incompetente. Resumo: Grêmio classificado e Inter arrasado.
O GRENAL DO BEIRA-RIO: este jogo, mostrou um segundo tempo de 90min, completamente diferentes... O internacional entrou em campo para recuperar a autoestima, jogou por sua honra. E deu certo, desde o início do jogo, a equipe correu, lutou e encurralou o Grêmio... Renato errou na escalação facilitando o trabalho de Odair Helmann. Sem Maico, optou por Cícero deixando Arthur no banco. Com essa alteração, a equipe Tricolor ficou sem posse de bola, com a marcação deficiente, chamando o Inter para dentro de seu campo, culminando com um pênalti infantil de Bressan em Moledo, aliás fazia tempo que Bressan não estava tão nervoso. Quanto ao Internacional, apesar da força e do ímpeto, não tinha penetração suficiente para vencer a defesa Tricolor. No segundo tempo, a pressão Colorada aumentou, afinal o Internacional jogava por sua Torcida, enquanto o Grêmio só queria que o tempo passasse. Numa falta bem cobrada, D’Alessandro faz o segundo gol e incendiou de vez o Clássico. A partir deste momento, todo os lances eram motivo para empurrões e discussão entre os atletas, Renato mandou a campo Arthur, mas a equipe estava desorganizada sem conseguir trocar passes e dominar o adversário. Assim o tempo passou e após sete minutos de acréscimos, Vuaden deu fim a partida. Resumo: Inter de autoestima renovada, Grêmio Classificado.
Enfim, os dois Grenais se repetiram como no primeiro jogo da fase classificatória, primeiro tempo e primeiro jogo das quartas de final, predomínio do Grêmio; o Segundo jogo e segundo tempo do Grenal da última rodada, predomínio do Internacional... Realmente, as coisas se repetem...
SEMIFINAIS: GRÊMIO X AVENIDA; segundo jogo na Arena. Não vejo como o Avenida possa fazer frente ao Tricolor, provavelmente, teremos duas vitórias Gremistas.
BRASIL X SÃO JOSÉ; a equipe de Pelotas é favorita, o primeiro jogo no Passo D’Areia, poderá ser nivelado apenas em virtude do gramado sintético do campo da Capital. Empate em Porto Alegre e vitória do brasil em Pelotas.
Boa semana e Saudações Esportivas!!!



  

1

    Próximo>>

 

 

 

voltar | subir

Compartilhar esta informação!
saiba mais!
 
Anuncie em nosso Portal | Simples.net - Sites & Hospedagem

Assisti e gostei! Veja as sugestões dos internautas.
Colunas

Leia agora
Laís Benvegnú
 
Curtinhas
Gauchinho.com Repórter plantão no whatsapp 24 Horas 54 9 8446-4656
Sessões de Humor disponíveis!
Radicci  Charges
Outras Notícias
Jogos das equipes de Paraí na Copa Integração Regional de Futsal
No domingo (05), a equipe dos Veteranos de Paraí enfrenta a equipe de Montauri pelas quartas de finais da Copa Integraç(...)
Joguem acontece durante os meses de setembro e outubro
Escolas de Ensino Médio das regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo e da Serra Gaúcha já podem se inscrever na 12ª ediç(...)
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente divulga dados do primeiro semestre
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Paraí divulgou uma relação das atividades realizadas nos prime(...)
Prefeitura de Paraí inicia programa de REFIS
Iniciou na quarta-feira, dia 01 de agosto, o Programa para Recuperação de Créditos Tributários e Não Tributários, o REF(...)
17ª Mostra Guaporé abre suas portas com 145 expositores
A maior feira de joias e lingeries do Sul do Brasil abre na sexta-feira, dia 3 de agosto, suas portas para oportunizar a(...)
UPF É HOMENAGEADA NO ANIVERSÁRIO DE PASSO FUNDO
_Abertura oficial das comemorações dos 161 anos do município contou com apresentações e homenagens_ Uma cidade const(...)
PROFESSORA DA UPF PALESTRA PARA PEQUENOS PRODUTORES NESTA QUINTA-FEIRA (02)
A professora Dra. Claudia Petry, docente da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fund(...)
Governador do RS é convidado para o FestiPizza
Uma comitiva de Serafina Corrêa esteve no Palácio Piratini, no dia 11 de julho, em Porto Alegre, para a entrega oficial(...)
Bombeiros Voluntários de Serafina Corrêa recebem auxílio financeiro
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Serafina Corrêa, passou a ganhar do Poder Público Municipal um reforço financeiro. S(...)
Casca está entre as cidades brasileiras com melhor desenvolvimento na área da saúde
Uma reportagem na Revista Exame tem circulado na internet destacando o nível de desenvolvimento da saúde nos municípios (...)