saiba mais!
Agenda    Fotos    Arquivo Notícias    Contato
 
contato
Informações
 
Alunos de Vanini são destaques no 5º Prêmio Afubra/Nimeq
26/03 20:25
 

O município de Vanini foi o grande destaque da quinta edição do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar, que aconteceu na quinta-feira (22), no espaço cultural da 18ª Expoagro Afubra, em Rincão del Rey, Rio Pardo-RS.

Pela Categoria Inventores Amadores, o vaninense André Luiz Neto Tíbola, de 18 anos, ficou em primeiro lugar com o protótipo de um batedor de chimia e polenta, que reduz a necessidade da força física na elaboração das delícias da culinária gaúcha. Segundo André, que teve o apoio das colegas Tainara Triches e Danielle Vizzioli para o desenvolvimento da invenção, o sistema é elétrico e usa um motor de parabrisas de um veículo de passeio.

Na segunda colocação, ficou o também vaninense Gabriel Tibola Castagnera, que desenvolveu um podador de mudas de tabaco semiautomático, que reduz o tempo de serviço, o esforço físico e processa até três bandejas por vez. O invento foi elaborado com os colegas da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Josué Bardin, Eduardo Brescansin, Nataniel Paini e João Vitor Almeida. De acordo com Gabriel, a ideia nasceu após um cunhado de Almeida, que planta fumo no município, comentar sobre as dificuldades do manejo.

As invenções foram desenvolvidas dentro do Projeto Inovar, realizado em dezembro do ano passado pelos alunos da Escola Estadual Cônego Josué Bardin, em Vanini, e idealizado pela Emater-RS/Ascar, Meneguzzi Máquinas e Equipamentos, Prefeitura de Vanini e Escola Estadual Cônego Josué Bardin. Na ocasião, doze invenções foram apresentadas para o público e para os jurados. Algumas foram testadas e estão funcionando e outras eram apenas protótipos. Desse total, quatro foram inscritas para concorrer ao 5º Prêmio Afubra de Inovação Tecnológica.

“A Administração Municipal é parceira do Projeto Inovar e de outros programas que incentivem os alunos a desenvolver o conhecimento, buscando soluções para o cotidiano, especialmente no meio rural, à fim de facilitar o trabalho do homem do campo. Esperamos que essa premiação conquistada pelos alunos sirva de incentivo para que outras iniciativas surjam em nossa Comunidade”, afirmou o Prefeito de Vanini, Flávio Gabriel da Silva.

Camila Rigotti (Extensionista da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural e Emater/RS-Ascar) explicou que o Projeto Inovar foi idealizado após uma visita à Expoagro Afubra, onde existe um espaço para inovações na categoria Inventor e na categoria Empresa. “O objetivo desse trabalho à nível municipal é despertar e incentivar a inovação de máquinas e equipamentos, na busca por soluções de problemas através de inventos acessíveis. Enquanto organizadora, agradeço o apoio das parcerias e o empenho dos alunos neste projeto”, salientou Camila.

- Nós temos como missão promover a Inovação, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de máquinas e equipamentos para uma melhor qualidade de vida e o aumento de produção para os usuários dos nossos produtos. Porém, acreditamos que podemos contribuir muito além de nossas máquinas e equipamentos. A educação é a base do desenvolvimento de uma nação, por isso a ideia de buscar desenvolver o projeto junto à escola”, explicou Rubens Meneguzzi, proprietário da Meneguzzi Máquinas & Equipamentos.

Segundo os organizadores, o Projeto Inovar irá ser realizado novamente neste ano.

Depto. Jornalismo Gauchinho.comJair Pedroso Filho Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vanini




 


voltar | subir

Compartilhar esta informação!
saiba mais!
 
Anuncie em nosso Portal | Simples.net - Sites & Hospedagem

Assisti e gostei! Veja as sugestões dos internautas.
Colunas

Leia agora
Maéle Patuzzi
 
Curtinhas
Gauchinho.com Repórter plantão no whatsapp 24 Horas 54 9 8446-4656
Sessões de Humor disponíveis!
Radicci  Charges
Outras Notícias
Casca é destaque estadual na educação
O Município de Casca é destaque estadual na área da educação conforme o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese)(...)
Grupos da Terceira Idade de Casca realizam celebração de Páscoa
Os grupos da Terceira Idade de Casca A Vida é Bela, do Povoado Migliavacca e Conviver e Renovar, da cidade realizaram a (...)
Notícia boa: o Festipizza vem aí!
Após muitos pedidos, telefonemas e contatos, está confirmado: o Festipizza vem aí! O maior festival de pizzas da Serra G(...)
Programação da Semana Santa de Casca terá Feira do Peixe e Via Sacra Luminosa
A Semana Santa de Casca conta com programação nesta quinta e sexta-feira, dia 29 e 30 de março. As atividades serão real(...)
Oficina de Confecção de Ovos de Páscoa foi realizada com as PCDs de Vanini
Na semana passada, as PCDs (Pessoas com Deficiência) atendidas pelo CRAS, em Vanini, parti​​​​ci(...)
Município de Serafina Corrêa encontra larvas de Aedes aegypti
A equipe de vigilância ambiental realizou no final de fevereiro uma atividade obrigatória do Programa Nacional de Contro(...)
Alunos de Vanini são destaques no 5º Prêmio Afubra/Nimeq
O município de Vanini foi o grande destaque da quinta edição do Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas (...)
Deputado Zanchin acompanha vistoria nas obras da ponte do Taipa
O deputado estadual Vilmar Zanchin (PMDB) esteve em Arvorezinha na tarde desta sexta-feira (16), juntamente com o govern(...)
Recuperação de veiculo
Na manhã desta sexta feira (23) foi localizado um veículo Grand Siena na Barra Seca em Paraí, o mesmo está em situação d(...)
Feira do Peixe Vivo
A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Agronegócio de Serafina Corrêa, promoverá, na próxima quinta-feira (29(...)