saiba mais!
Agenda    Fotos    Arquivo Notícias    Contato
 
contato
Informações
 
Colheita das principais culturas de verão está praticamente concluída no RS
12/05 00:25
 

As principais culturas de verão estão praticamente todas colhidas no Rio Grande do Sul. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (10/05), o milho e a soja já estão com 96% da área total semeada colhida e o arroz com 95%.

Com o encerramento da safra de soja na maioria das lavouras e regiões, a tendência é que seja acelerada a colheita das lavouras maduras de milho grão e de milho silagem, contando com as condições meteorológicas atuais de tempo seco.



Com a colheita do milho em finalização, as atenções se voltam especialmente à comercialização, que atinge mais de dois terços da produção colhida. Os preços esboçam leves aumentos, fundamentados nas dificuldades climáticas que a safrinha vem enfrentando, estoques pequenos e importação quase que proibitiva em razão das altas nas cotações do dólar. Os produtores detentores de estoques estão cautelosos aguardando melhores oportunidades para ofertar.



Restando no Estado apenas 4% da área de mais de 5,7 milhões de hectares de soja a ser colhida, ela deverá avançar rapidamente ao seu término, com os produtores e suas máquinas aproveitando as condições de clima seco que vem ocorrendo nesses últimos períodos. Grande parte das lavouras colhidas foi com solo seco e umidade dos grãos abaixo de 13%. Basicamente não necessitando secagem nos locais de recebimento. A qualidade geral dos grãos é muito boa e a produtividade está na casa das três toneladas por hectare na média do Estado. O produto colhido apresentou baixa impureza, mas com alguma quebra de grãos.



O mercado continua extremamente volátil, influenciado pelas fortes exportações de aproximadamente 30 milhões de toneladas, entre janeiro a abril, e também pela demanda interna pelo grão, principalmente pelas indústrias de biodiesel. Alguns produtores estão se beneficiando do bom preço atual, para faturar parte da produção. Outros estão usando a produção como poupança - preferindo vender outros grãos - esperando o melhor momento para realizar seus negócios com a soja.



A comercialização do arroz continua com menores volumes de negócios e com preços abaixo do esperado pelos produtores. Dificulta as vendas internas a contínua importação de arroz do Paraguai, pressionando os preços para baixo. A preocupação maior é a impossibilidade de os agricultores poderem realizar investimentos nas lavouras em decorrência dessa situação.

Plantio da cultura de inverno



Já a grande maioria dos produtores gaúchos da principal cultura de inverno, o trigo, continuam mobilizados em busca de crédito de custeio, reserva de sementes e no planejamento para então definir o tamanho da área que irão cultivar com o trigo. A tendência, que era de redução de áreas de cultivo no Estado, poderá ser revertida em razão do aquecimento dos preços, ora sustentados pelos baixos estoques, altos valores de importações e demanda aquecida. Fatores esses que poderão alterar o rumo anterior da implantação dessa principal cultura de inverno no Estado. Alguns produtores já iniciando os preparativos para a implantação da cultura, com início do manejo químico das lavouras para a semeadura.

Foto: José Schafer Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar




 


voltar | subir

Compartilhar esta informação!
saiba mais!
 
Anuncie em nosso Portal | Simples.net - Sites & Hospedagem

Assisti e gostei! Veja as sugestões dos internautas.
Colunas

Leia agora
Laís Benvegnú
 
Curtinhas
Gauchinho.com Repórter plantão no whatsapp 24 Horas 54 9 8446-4656
Sessões de Humor disponíveis!
Radicci  Charges
Outras Notícias
Administração Municipal convida para Audiência Pública sobre gestão de resíduos sólidos
Pensando na preservação dos recursos naturais e na boa gestão dos resíduos sólidos, a Administração Municipal convida a (...)
Administração Municipal convida para Audiência Pública sobre gestão de resíduos sólidos
Pensando na preservação dos recursos naturais e na boa gestão dos resíduos sólidos, a Administração Municipal convida a (...)
Administração Municipal visita Secretaria de Saúde do Estado
O Prefeito Gilberto Zanotto, esteve em Porto Alegre na quarta-feira (17), acompanhado do contratado pelo município para (...)
Administração Municipal visita Secretaria de Saúde do Estado
O Prefeito Gilberto Zanotto, esteve em Porto Alegre na quarta-feira (17), acompanhado do contratado pelo município para (...)
COPA DOS CAMPEÕES DE FUTEBOL - 2018
Tendo como objetivo a integração e confraternização entre atletas, dirigentes e torcedores das cidades da região, a “Co(...)
Agrivima elege nova diretoria
Ocorreu na noite de ontem, na Sala de Reuniões do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vila Maria, uma reunião da Agriv(...)
Embarques ​​de carne de frango somam 251,2 mil toneladas em abril e ​​de ​​​carne suína, 40,3 mil
Mudança na metodologia de compilação de dados não permite comparação do resultado do mês passado com outros períodos (...)
Assinado Protocolo de Intenção entre a Prefeitura de Paraí e Gráfica Serafinense
Foi realizada na noite da quarta-feira (09), sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores para votação do Pro(...)
Prefeita Maria Amélia, viaja à Brasília para tratar de embargos à BRF
Acompanhada pelo Deputado Estadual Vilmar Zanchin (PMDB) e o Prefeito da cidade de Marau, Iura Kurtz, a Prefeita Maria (...)
Casca é destaque estadual na educação
O Município de Casca é destaque estadual na área da educação conforme o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese)(...)